CONCERTO DIDÁTICO DO PROJETO ORQUESTRA PLÁSTICA DO NEOJIBA ESTREIA EM CANDEIAS 

Crianças e adolescentes da cidade assistiram a apresentação que trata de temas como sustentabilidade e consciência ambiental

 

Sentados em fileiras, cerca de 100 crianças e adolescentes das escolas municipais Albertina Dias Coelho, Antônio Cristino dos Santos e Castro Alves, assistiram a uma aula especial na tarde de ontem (16). A ocasião foi o primeiro concerto didático do projeto Orquestra Plástica, intitulado Viagem aos Limites Planetários, realizado no distrito de Passé, no município de Candeias-BA. Com músicas brasileiras no repertório, jovens músicos egressos do NEOJIBA se apresentaram utilizando instrumentos de plástico confeccionados com tubos de PVC e outros materiais recicláveis.

“Eu nunca tinha visto instrumentos como esses. Adorei e quero ver de novo”, confidenciou Vanderson Pinheiro dos Santos, 09 anos. Ele foi uma das crianças que, além de assistir ao espetáculo cênico-musical, teve a oportunidade de fazer parte da apresentação, ao ser convidado para reger o grupo. “Eu gostei. Foi fácil”, disse ele, orgulhoso do feito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada canção do repertório significava uma parada da “viagem planetária”, no qual a pilota Fuscalina conduzia os alunos “tripulantes” a uma trajetória marcada pela consciência ambiental, que tinha como base os três R’s ambientais – Repensar, reduzir e reciclar. “O segredo para salvar as nossas riquezas naturais está na união. Na união para reaproveitar, repensar e reciclar ao invés de descartar ou desperdiçar, e na consciência para que a água continue pura, o planeta continue limpo, e a gente possa consumir somente o necessário para viver bem”, disse a pilota Fuscalina durante a Viagem aos Limites Planetários.

Além dos alunos das escolas municipais, estiveram presentes representantes da Braskem – uma das entidades patrocinadoras do projeto Orquestra Plástica – e representantes da gestão local, como o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina e o secretário de educação do município, Cássio Vinicius. “Nós acreditamos muito no poder e na transformação social que a música proporciona. Estamos muito felizes com a presença do NEOJIBA em uma de nossas escolas”, disse o prefeito.

No próximo dia 30 de maio (quarta-feira), às 10h e às 15h, o concerto didático Viagem aos Limites Planetários desembarca na organização Parque Social, em Salvador. 

As apresentações fazem parte das ações do terceiro ano do projeto Orquestra Plástica do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O projeto tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A iniciativa consiste na implementação de uma tecnologia social para construção de instrumentos musicais a partir de materiais plásticos.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Juliana Dias

Analista de Comunicação

Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA

Telefone: (71) 3032 1073 (Ramal 27) | Celular: (71) 9 9327 0028

julianadias@neojiba.org

www.neojiba.org

www.orquestraplastica.org

 

Para esclarecimentos adicionais sobre a Braskem, favor contatar:

Agência de Textos Comunicação Corporativa - (71) 3271.7171

Rafael Veloso (71) 99994.2490 I rveloso@agenciadetextos.com.br

Suely Temporal (71) 99918.9633 I suely@agenciadetextos.com.br

 

 

 

 

 

  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Facebook - White Circle